FUMCAD

O Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (FUMCAD) tem como objetivo financiar projetos, por meio da utilização da renúncia fiscal do Imposto de Renda, que garantam os direitos da criança e do adolescente em situação de risco.

Para serem apoiados pelo FUMCAD, os projetos devem ser aprovados pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). Criado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o Fundo pode receber doações de pessoas físicas e jurídicas. Para esta última, o valor limite de dedução direta do imposto de renda devido é de 1%, aplicável sobre o valor devido à alíquota de 15%. Já as pessoas físicas podem doar até 6%. Por meio do FUMCAD, o Deutsche Bank Brasil investe em entidades e projetos ligados a educação.

Conheça abaixo os projetos apoiados pelo Banco em 2013, que serão realizados em 2014:

AlfaSol (Alfabetização Solidária):  Trabalhando desde 1996, a organização, adota um modelo simples de alfabetização inicial, inovador e de baixo custo, baseado no sistema de parcerias com os diversos setores da sociedade. A organização trabalha pela redução dos altos índices de analfabetismo no país. Sua missão contempla ainda a ampliação da oferta pública de Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil. O projeto apoiado, “Educação e Iniciação Profissional Juvenil”, voltado para Ocupações Administrativas, de Logística e Comércio e Varejo, permite aos jovens participantes agregar conhecimentos a partir de uma formação técnico-profissional metódica e do desenvolvimento de competências importantes para um bom desempenho profissional. Conheça mais em www.alfabetizacao.org.br.

Associação Escola Aprendiz: O Aprendiz, como é conhecido o projeto, é uma OSCIP, que atua desde 1997 e é referência no desenvolvimento bairro-escola como tecnologia social na área de educação. O sistema bairro-escola é de corresponsabilidade entre escolas, famílias e comunidades para garantir as boas condições para o desenvolvimento integral de crianças e jovens. O projeto desenvolveu quatro eixos estratégicos que, na prática, dão suporte à constituição das redes educativas comunitárias nos diferentes territórios que atua. São eles: grupos articuladores, trilhas educativas, comunicação comunitária e arranjos culturais. Para 2014, a Fundação Deutsche Bank apoia um projeto que atenderá 250 crianças e adolescentes, visando o fortalecimento dos fóruns e redes de defesa da criança e do adolescente no fundão do Jardim Ângela.  Conheça mais em www.cidadeescolaaprendiz.org.br.  
Última Actualização: 20.1.2014
Copyright © 2014 Deutsche Bank Brasil