Sistema de Informações de Crédito do Banco Central do Brasil (SCR) 

 

O Deutsche Bank S.A. – Banco Alemão (DB Brasil), nos termos da Resolução nº 4.571/17 do Conselho Monetário Nacional (CMN), comunica que as operações de crédito, os títulos com características de crédito e as garantias prestadas aos seus clientes são registradas no Sistema de Informações de Crédito do Banco Central do Brasil (SCR).

 

Finalidade do SCR

O SCR é um instrumento de registro e consulta de informações de crédito criado pelo CMN e administrado pelo Banco Central do Brasil (BACEN) para acompanhar as carteiras de crédito das instituições financeiras, desempenhando um papel importante na garantia da estabilidade do Sistema Financeiro Nacional (SFN) e na prevenção de crises.

Para instituições financeiras, o SCR auxilia na gestão de suas carteiras de crédito por meio da troca de informações que permitam avaliar a capacidade de pagamento dos clientes.

O acesso ao SCR pode ser feito pelas instituições financeiras participantes do SFN, pelos tomadores de empréstimos e financiamentos e pelas áreas especializadas do BACEN.

 

Formas de Consulta às Informações

O SCR segue as regras de preservação do sigilo financeiro, pois exige que a instituição financeira possua autorização prévia do cliente para consultar suas informações. As consultas podem ser realizadas:

- Pela instituição financeira: para consulta da situação atual quanto histórica;

- Pelo tomador de empréstimos ou financiamentos: as pessoas físicas e jurídicas podem acessar gratuitamente seus respectivos dados no SCR, por meio da internet, mediante prévio cadastramento no BACEN; e

- Por áreas especializadas do BACEN.

Mais informações sobre o SCR podem ser obtidas junto ao BACEN por meio de seu website (sítio eletrônico): www.bcb.gov.br/scr ou por demais canais de atendimento.

 
Correção, Exclusão e Registro de Medidas Judiciais e de Manifestação de Discordância

Para solicitar correções, exclusões, manifestações de discordância e registro de medidas judiciais quanto às informações constantes no SCR, o cliente deve encaminhar sua solicitação à instituição financeira que registrou os dados da operação no SCR, por meio de requerimento fundamentado e, quando for o caso, acompanhado de decisão judicial.

No DB Brasil, entre em contato por meio de seu Gerente de Relacionamento ou demais canais de atendimento.

Última Atualização: 5.2.2020
Copyright © 2020 Deutsche Bank Brasil