Cultura

O Deutsche Bank acredita que responsabilidade social é um investimento na sociedade e em seu futuro.

A arte constrói. A arte questiona. A arte transcende fronteiras.

A paixão pela música conecta pessoas de todas as idades e origens.

Ter o incentivo à arte e à música como um dos seus pilares de Responsabilidade Social demonstra o compromisso do Deutsche Bank com o desenvolvimento das sociedades em que está presente. O Deutsche Bank  incentiva a arte contemporânea por mais de 30 anos para encorajar e engajar pessoas. Foi uma das primeiras empresas a introduzir a arte contemporânea no ambiente de trabalho, tornando-a parte do cotidiano.  No final dos anos 70, seguindo o mote "Arte no trabalho", deu o primeiro passo para a criação do maior acervo corporativo do mundo, hoje com cerca de 56 mil obras, expostas em seus escritórios ao redor do mundo.

O Deustche Bank incentiva ações culturais em todas as localidades em que atua. No Brasil, por meio da Lei Rouanet, patrocina importantes projetos, como os listados abaixo, que acontecem este ano:

– Temporada de Dança 2012 do Teatro Alfa
O Deutsche Bank apoia, pelo quarto ano consecutivo, a Temporada de Dança do Teatro Alfa, que compreende espetáculos de dança contemporânea das companhias Cirque Plume, Grupo Corpo, São Paulo Companhia de Dança, Ballet do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e Cie. DCA – Philippe Decouflé.
Conheça o Teatro Alfa e sua programação: www.teatroalfa.com.br

– Temporada de Concertos Internacionais 2012 do Mozarteum Brasilero
Pelo segundo ano, o Deutsche Bank é patrocinador da Temporada de concertos Internacionais do Mozarteum Brasileiro, a conceituada associação cultural voltada para a valorização e disseminação da música. Por meio da organização e promoção de espetáculos de música clássica e da manutenção de uma série de atividades educativas, o Banco fomenta a inclusão social e amplia o acesso à música.
Conheça o Mozarteum Brasileiro e a Temporada Internacional 2012: www.mozarteum.org.br

– Pinacoteca do Estado de São Paulo
O Banco patrocina, pelo quarto ano consecutivo, o Laboratório de Conservação e Restauro do acervo da Pinacoteca do Estado, onde são restauradas importantes obras da entidade. Pinturas, gravuras, desenhos e fotografias que integram o acervo da Pinacoteca do Estado estão na mostra “São Paulo, um olhar de imigrantes”. Cerca de 30 trabalhos, realizados entre 1893 e 1980, trazem a visão de artistas imigrantes sobre a cidade de São Paulo.
Conheça a Pinacoteca: www.pinacoteca.org.br 

– Exposição de Jasper Johns
Uma das grandes estrelas da Pop Art americana, Jasper Johns é o único representante deste movimento que continua trabalhando incessantemente. A exposição do artista no Instituto Tomie Ohtake apresentará cerca de 70 gravuras produzidas nas três últimas décadas.
Conheça o Instituto Tomie Ohtake: www.institutotomieohtake.org.br

- Exposição dos Irmãos Campana
Nos últimos vinte anos, os irmãos Fernando e Humberto ficaram mundialmente conhecidos por suas obras de design inspiradas nas manifestações populares urbanas brasileiras. No Instituto Tomie Ohtake, será exibida uma instalação inédita, com peças criadas a partir de objetos encontrados entre materiais descartados pela cidade e pela indústria.
 Conheça o Instituto Tomie Ohtake: www.institutotomieohtake.org.br

– São Paulo na Lata
O Deutsche Bank Brasil apoia a produção do documentário São Paulo na Lata, dirigido por Guilherme Valiengo e Marcelo Mesquita, que registraram por três anos o trabalho de um grupo de artistas que usam o grafite como forma de expressão artística. Os grafiteiros Os Gêmeos, Nunca, Nina e Ise são filmados produzindo alguns dos seus mais importantes trabalhos e contam sobre sua carreira e a dificuldade enfrentada para expor suas obras pelas ruas de São Paulo. Em 2008, o Deutsche Bank colaborou com  a exposição Vertigem, dos irmãos Gustavo e Otávio, conhecidos como Os Gêmeos. A exposição reuniu obras inspiradas no cotidiano brasileiro, indo da periferia urbana ao folclore nordestino, com imagens surrealistas que remontam uma atmosfera de sonho, por meio de cores alegres e personagens melancólicos.
Conheça mais sobre o documentário São Paulo na Lata: www.sala12.com/#/entertainment/sp-na-lata

- Logos – Diálogos: 6 Suítes para violoncelo - solo e dança de J.S. Bach
As seis Suítes de Bach, que ficaram esquecidas durante mais de 100 anos e só foram redescobertas no século 20, foram compostas durante um período particularmente feliz da vida de Bach e espelham uma alma em ebulição criativa. O conjunto das seis Suítes é considerado uma obra inovadora, de alta dificuldade técnica e profundidade musical insuperável. Dimos Goudaroulis foi o primeiro violoncelista a gravar as seis Suites de Bach e idealizou o projeto apoiado pelo Deutsche Bank que irá unir a genialidade do compositor às artes cênicas. Os coreógrafos Deborah Colker, Henrique Rodovalho, Ismael Ivo, Jorge Garcia, Luis Arrieta e Tindaro Silvano criaram coreografias inéditas para cada uma das 6 Suítes, que serão apresentadas ao vivo juntamente à execução do violoncelista.

– Exposição de Walter Lewy
A mostra prevê reunir um conjunto inédito com cerca de 200 obras de Walter Lewy, o artista alemão, radicado no Brasil, que atuava como pintor, ilustrador, paisagista e desenhista publicitário. Contemplando as diversas fases de sua produção artística, a exposição permitirá uma visão completa, sensível e didática da vida e obra do artista a partir do ano de sua chegada ao Brasil, em 1938, até a sua morte, em 1995. O Deutsche Bank apoia a exposição que acontece no MASP no segundo semestre de 2012.

– Música Orquestral Alemã
A Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí, formada por alunos locais sob regência do Maestro alemão Felix Krieger e monitoria de músicos da OSESP (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo), apresentará sete importantes obras de compositores alemães, em 13 concertos nas cidades de Tatuí e São Paulo. O programa, que recebe apoio do Deutsche Bank, foi elaborado com o objetivo de apresentar um panorama histórico do desenvolvimento da música orquestral alemã. O Conservatório, mantido pelo Governo de São Paulo e Secretaria de Estado da Cultura, é reconhecido como centro de excelência de ensino de música, luteria e artes cênicas, recebendo estudantes de todo o país e do exterior.
Conheça o Conservatório de Tatuí: www.conservatoriodetatui.org.br

 

Última Actualização: 14.5.2012
Copyright © 2013 Deutsche Bank Brasil